segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ministério Universidades Renovadas - ES


Essa é uma semana muito especial para o MUR-ES. Hoje dia 07/06/20010 as Universidades Renovadas no estado do Espírito Santo comemora seus 15 anos de existência. A 15 anos atrás nascia a primeira comunidade do MUR no estado do ES... Louvo a Deus pela existência desse grupo de oração dentro da
universidade, porque foi dentro dele que um dia eu puder ter um encontro verdadeiro e decidido com Jesus Cristo.

No dia 07 de junho de 1995 se iniciava o primeiro Grupo de Oração Universitário do estado do Espírito Santo. Inicialmente composto por 4 pessoas, Renato Magnago, Fabiana Ramos, Humberto Soneghet e Ulla Mila. A Ulla foi a amiga da Ivná Sá que conta no livro que pentelhou ela para ir no
workshop do Seara de 1994 "RCC e a Universidade", organizado pelo nosso querido Mococa e a galera de Viçosa... Essa foi à primeira Família Universidades Renovadas do Espírito Santo. Essa foi à primeira comunidade cristã Universidades Renovadas, que nasceu na UFES, numa Capelasimples, mas
que até os dias de hoje reúne universitários para a Missa semanal toda a terça-feira às 17:30hs e o GOU toda quinta-feira às 17:20hs.

Lembrar desse momento, nos faz refletir sobre a força que tem a palavra SIM.
A história da Salvação é feita de muitos SIM. Abraão, Moises, Davi, Jeremias, Isaias... Maria, Pedro, Paulo, Timóteo, Estevão, Jesus... Cada um na sua maneira, com seus medos e preocupações, cada um com suas experiências e sonhos, cada um com os seus projetos de vida. Na sua maneira cada um
desses homens deram seu SIM a Deus. Uns retrucaram muito, disseram que não sabiam falar, outros que não faziam parte daquele povo para poder conduzí-los, outros ainda aos 15 aninhos tiveram que decidir por algo que mudaria radicalmente a história da humanidade. Outros precisaram "cair do cavalo" para dar seu SIM.

E a 15 anos, muitos outros anônimos tem dado testemunho, suor e lágrimas por esse Sonho de encher as Universidades capixabas da doutrina de Jesus.
Quantas noites mal dormidas, quantos fins de semana em missão, quantas reuniões de servos e de núcleos, quantos GOUs... Quero louvar a Deus pela vida de cada um desses homens e mulheres que deram sua vida e seu sim para que esse Sonho chegasse até nós. Quero louvar a Deus pelo testemunho que esses homens e mulheres nos dão, que nos motiva a "prosseguir decididamente" rumo ao prêmio celeste (Fl 3,12-16).

E quero louvar a Deus pelos SIM que cada um de nós temos dado hoje por esse Sonho. Seja em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vitória ou São Mateus.
Somos muitos, que anonimamente todas as semanas apresentamos Jesus a nossos amigos universitários em nossos GOUs, a fim de convidá-los a experimentarem da vida verdadeira.

A palavra que completaria esse SIM é a GRATUÍDADE. O nosso SIM deve ser gerado dentro de um sentimento de GRATUÍDADE, de dar sem esperar nada em trocar, de se doar sem esperar recompensas,  porque "*A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida a outros, isso é definitivamente, a missão". (Doc. Aparecida n. 360).*

Estamos num contexto histórico pós-Conferência de Aparecida, onde toda a Igreja da América Latina foi convocada a assumir seu chamado de discípulo missionário de Jesus. Sendo assim, é necessário que lutemos para viver essa convocação, assumindo o chamado a missão. A missão nada mais é do que levar aos nossos, comunicar e partilhar com eles, a alegria do nosso encontro com o Ressuscitado. Anunciar e dar a conhecer que Jesus está Vivo, no meio de nós, que age e quer se manifestar na minha vida e na sua vida.

*"Que o Pão** da **Vida nos revigore no nosso Sim"*.
Assim diz a música... E desejo que a Santa Eucaristia possa inflamar nosso ser de alegria e motivação, possa nos inflamar com um sim verdadeiro e sincero, com um sim gratuito!!!
E termino, com uma citação do Documento de Aparecida nº 360 e 362:

"A Vida se acrescenta dando-a, e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam da margem a segurança e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais (...) *A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida a outros,isso é definitivamente, a missão.*
(...) Assumimos o compromisso de uma grande missão em todo o Continente, que de nós exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que permitam converter cada cristão em discípulo missionário. Necessitamos desenvolver a dimensão missionária da vida de Cristo. A Igreja necessita de forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. *Esperamos em novo Pentecostes que nos livre do cansaço,** da **desilusão,** da **acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária [os** GOU**'s] que alimentem o fogo de um ardor incontido e torne possível um atraente testemunho de unidade 'para que o mundo creia'** *(Jo 17,21)"

Deus nos abençoe, e nos dê mais e mais décadas e décadas de muitas bençãos e muitos Sim Gratuitos.
Grande Abraço,

Darlan Campos
Coordenador Estadual do MUR-ES
Historiador e Professor

Um comentário:

MEL disse...

Linda Partilha Darlan...
A cada dia que se passa esse sonho no meu coração fica mais aflorado e intenso... Tenho a certeza que não foi por acaso que Deus fez cruzar a vida de todos os "luquinhas", o importante é abrir o coração para a ação de Deus e dizer SIM a missão que nos foi confiada.
Conte comigo irmãozinho, pois eu acredito e luto por este sonho.
Amo vcs Ministério Universidades Renovadas!!
Bjs,
Me,